fbpx
71 98158-5179 redacao@bilikanews.com.br
sábado, 05/10/2024
Lauro de Freitas

Jovens lotam espaço da 4ª Conferência Municipal da Juventude de Lauro de Freitas para debater direitos

Os dois auditórios da faculdade Unime lotados de estudantes, nesta quarta-feira (27), demonstraram a força da juventude de Lauro de Freitas que anseia por direitos, representatividade e oportunidade. O motivo de tamanha mobilização se deu por conta da 4ª Conferência Municipal da Juventude, que nesta edição abordou o tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”.

Pela parte da manhã ocorreu a mesa de abertura representada pelo Conselho Municipal de Juventude (Comjuve), autoridades municipais e representantes estudantis, além da leitura do regimento e amplo debate sobre o tema central da conferência. 

Presente no evento, o vice-prefeito Vidigal Cafezeiro destacou que a juventude é protagonista do presente e do futuro. “Este primeiro momento da conferência municipal vai nortear os trabalhos de discussão ao longo do dia. Temos que evidenciar a necessidade de incluir a juventude nos planos de governo, para que possamos promover a inclusão dos jovens de forma mais justa”, disse. 

O secretário Municipal de Juventude (Seju), Renildo Cabral, pontuou que as grandes reflexões partem dos desejos e anseios do público jovem. “O que vai ser construído aqui por vocês são apontamentos de melhorias de políticas públicas para vocês. Hoje é um dia de muita representatividade, por isso a participação de vocês é extremamente necessária”, discursou o secretário para a plateia. 


No evento, que avaliou e propôs políticas públicas de atendimento ao público jovem, na parte da tarde, foram discutidos os 12 seguintes eixos temáticos de direitos: direito à cidadania, à participação social e a política, e à representação social; à educação; à profissionalização, ao trabalho e à renda; à diversidade e igualdade; à saúde; à cultura; à comunicação e à liberdade de expressão; ao desporto e ao lazer; ao território e à mobilidade; à sustentabilidade e ao meio ambiente; à segurança pública e ao acesso à justiça; e ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).

Para o estudante do Colégio Américo Simas, Welton da Silva, a participação política do jovem no Brasil deve ser uma preocupação de formação de base. “A juventude do século XXI carece de conhecimento político, de motivação educacional e de oportunidades. É preciso mudar o sistema de educação desde a infância. É necessário rever a forma de sustentabilidade da economia social. É preciso rever privilégios, para que possamos reduzir desigualdades”, apontou o jovem. 

Também foi realizada no evento a votação dos delegados que vão representar o município na etapa Estadual. O último ato da 4ª Conferência Municipal da Juventude de Lauro de Freitas foi a plenária de encerramento, onde foram dados os encaminhamentos das proposições discutidas. 

Leave a Response