fbpx
71 98158-5179 redacao@bilikanews.com.br
sábado, 05/10/2024
Saúde

Evite insolação na alta estação.

Saiba quais são os principais cuidados para evitar a insolação na alta estação
Especialista do Leme explica que adotar uma rotina saudável é fundamental para aproveitar o verão

Salvador, janeiro de 2023 – O verão é a estação mais esperada do ano. É justamente nesta época que as pessoas aproveitam os dias quentes e a praia se torna a melhor opção para o descanso de começo de ano. Porém, os cuidados com a pele devem ser redobrados, a exposição excessiva ao sol pode gerar diversos problemas de saúde, entre eles insolação e desidratação, por exemplo.

A insolação é desencadeada pelo calor intenso que faz a temperatura corporal ultrapassar os 40º C, causando falha no mecanismo da transpiração corporal. Na maioria das vezes, a doença surge pela falta de hidratação adequada ou em situações extremas, quando a umidade do ar está muita baixa.

A dra. Sylvia Lemos Hinrichsen, médica infectologista do Leme, medicina diagnóstica da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, explica que para melhor aproveitar o sol durante essa temporada é necessário redobrar as precauções para evitar a doença, “O verão é o período de maior incidência de insolações, por isso alguns cuidados são fundamentais com a saúde da pele para mantê-la hidratada e saudável nesse período. Evitar exposição ao sol no período de maior calor, entre as 12h e as 16h, usar protetor solar, chapéus ou bonés e roupas largas que permitam a transpiração fazem parte desses cuidados”, explica a médica.

A especialista alerta para os sintomas da insolação devido ao rápido aumento da temperatura corporal e como tratar. “Os sintomas comuns são dores de cabeça, tontura, mal-estar, pele muito avermelhada, enjoos e sede, podendo também causar desmaios, e assim que tiver suspeita de insolação é muito importante levar a pessoa para um local fresco, retirar o excesso de roupa, oferecer água e, caso os sintomas não melhorem em 30 minutos, ir ao hospital mais próximo, para que seja avaliada adequadamente”, alerta.

É importante ressaltar que crianças ou bebês ao ficarem expostas em dias muito ensolarados precisam de maior atenção. “As crianças apresentam sinais e sintomas semelhantes aos do adulto, no entanto, podem ser observados lábios rachados, choro sem lágrimas, cansaço excessivo, sono e perda da vontade para brincar”, afirma Dra. Sylvia.

Por fim, a médica orienta que é importante que se tenha cuidados diários com a pele durante o ano todo:
• Passar protetor solar adequado para o tipo de pele, pelo menos 15 minutos antes de ficar exposto ao sol.
• Beber muitos líquidos ao longo do dia, especialmente em dias muito quentes;
• Evitar ficar exposto ao sol nas horas de maior calor, entre as 12h e as 16h, procurar abrigar-se em locais com sombra, frescos e arejados;
• Se a pessoa estiver na praia ou se for constantemente à água, deve passar protetor solar de 2 em 2 horas, para garantir o máximo efeito.
Além disso, é recomendado usar chapéus ou bonés para proteger a cabeça dos raios de sol, roupas largas e frescas para que a transpiração seja possível e para evitar queimaduras.

Leave a Response