fbpx
71 98158-5179 redacao@bilikanews.com.br
sábado, 05/10/2024
BahiaPolítica

EXCLUSIVO: Saiba o que Jerônimo Rodrigues discutirá com aliados no conselho político

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reunirá, às 8h da manhã deste sábado (2), lideranças de todos os partidos de sua base aliada, com o objetivo de começar a definir as estratégias do grupo governista para as eleições municipais de 2024. Nomes de candidatos, porém, só devem ser definidos em encontros futuros do conselho político.

Além da federação “Brasil da Esperança”, composta por PT, PCdoB e PV, estarão presentes no conselho político líderes de outros nove partidos: MDB, PSB, PSD, Avante, Solidariedade, Podemos, PP, Rede e PSOL.

O PP não integra formalmente a base do governo Jerônimo Rodrigues. Entretanto, os parlamentares do partido na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) compõem a bancada governista na Casa. Por esse motivo, a legenda estará representada no conselho político pelo deputado estadual Niltinho (PP).

Em situação semelhante estão Rede e PSOL, que também formam uma união. As legendas são divididas quanto a participar da base governista, incluindo com uma posição de independência crítica do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), único representante da federação na ALBA. Mesmo assim, ambas as siglas devem enviar seus presidentes estaduais: Diego Cunha (Rede) e Elze Fachinetti (PSOL).

Para os próximos encontros, o Cidadania também é aguardado. Entretanto, neste momento, a legenda passa por um momento de rediscussão de seus líderes e posicionamentos, ficando de fora do primeiro conselho político visando 2024.

Consultado pelo BNews, o secretário estadual Luiz Carlos Caetano (PT), das Relações Institucionais, afirmou que é improvável que o nome do governo estadual para Salvador seja definido já na primeira reunião. A tendência é que, inicialmente, a base aliada foque nas estratégias eleitorais e nos critérios de escolha de candidatos, não apenas para a capital, mas para todos os municípios baianos.

Leave a Response